O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo foi fundado em 08/04/1937 como associação e em 05 de janeiro de 1944 foi expedida a carta sindical pelo excelentíssimo Ministro de Trabalho da época. Com a Carta Sindical foi dado o devido reconhecimento de Entidade Sindical, atualmente com base territorial nos municípios de Abrangência: *Rio Grande do Sul*: Água Santa, Camargo, Casca, Caseiros, Charrua, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Erebango, Ernestina, Estação, Gentil, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ipiranga do Sul, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Muliterno, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Sananduva, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa, Sertão, Tapejara, Vanini, Victor Graeff e Vila Maria.

Principal atividade do Sindicato é a representação profissional, sendo que em sua trajetória conseguiu construir sua sede própria, com 626m² de área construída e onde nessa sede presta seu serviço social com todo conforto que os trabalhadores merecem. Estando a parte administrativa sempre se atualizando juntamente com os funcionários para melhor prestação de serviço dos benefícios da categoria profissional.

O serviço jurídico que atende as questões dissidiais e na medida do possível fornece também atendimento de encaminhamento previdenciários e seus reflexos.

Na busca do direito à verificação do salário não precisa ser associado, mas para fins de cálculos o trabalhador precisa estar munido da carteira profissional e demais documentos, como Aviso Prévio (fornecido pela empresa) e o último contracheque.

Tópicos:

O trabalhador busca informações dos índices de dissídios de cada ano, os porcentuais pisos salariais e demais informações econômicas nesta área. As questões relacionadas a cada 12 meses, algumas categorias com data base em 1° de maio e outras com data base em 1° de julho de cada período.

O Sindicato fornece informações trabalhistas, para os trabalhadores na área da construção civil e do mobiliário, seus direitos e deveres. Para isso o sindicato tem pessoas qualificadas para atender o público, além do seu corpo jurídico para prestar informações a quem nos procura.

O Sindicato também promove encontros a nível nacional de cursos profissionalizantes (ex. pedreiro, carpinteiro, azulejista) conveniados com outras entidades.

Temos também a parte de medicina do trabalho, para exames admissionais, demissionais, periódicos, entre outros, que são serviços obrigatórios, com médicos especializados para essa finalidade.

O sindicato tem uma equipe estruturada para realização de cursos e palestras que visam esclarecimento na área de acidente de trabalho, que em uma rotina costumeira, pode passar despercebido e nessa oportunidade as empresas podem solicitar esta explanação para seus funcionários.

Questões buscadas pelo trabalhador:

Qual a finalidade do sindicato?
Representar ele perante o capital e autoridades administrativas e judiciárias.

Porque da existência do sindicato? Porque a necessidade do trabalhador fazer parte do sindicato ?

O Sindicato vive do seu corpo de trabalhadores. Eles são o sangue do Sindicato, é a vida. O Sindicato é composto por um grupo de trabalhadores para criar o sindicato.

Manuel João Figueiredo foi o fundador do sindicato.

Hoje o Sindicato possui mais de três mil associados, mais considera-se pela sua peculiaridade social de moda permanente.

O Sindicato no decurso da sua existência também adquiriu uma área de terra na saída de Passo Fundo/Carazinho na RS 324, o qual foi construído uma sede campestre (mais de três hectares de terra) situada no eixo asfáltico.

Ali o trabalhador e seus familiares poderão desfrutar de uma área de lazer, principalmente no período do verão, com piscinas, sendo uma semiolímpica de fibra, açude, área de campo para esporte e outros com churrasqueiras e mesas.

Para se associar no SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE PASSO FUNDO – RS:

É preciso ser da categoria, trabalhador na área da Categoria: Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário: Pedreiros; Pintores; Bombeiros Hidráulicos; Carpinteiros; Estucadores; Ferreiros; Serventes; Operadores de máquinas de Bate Estaca; Guincheiros; Operadores de Grua; da Construção Civil em Geral; nas Indústrias de Olarias; de Cal e Gesso, Cerâmica para construção; Mármore e Granitos; Pintura; Decorações e Ornatos; Artefatos de Cimento Armado; de Cimento; de Pedras para Construção, e de estradas; Pavimentação de Obras de Terraplenagem e Aeroportos; Canais; Pontes; Engenharia Consultiva; Indústria de Caulim; Montagens Industriais de Serrarias; Carpintarias; e de aberturas; Tanoarias; Madeiras Compensadas; Laminados e Chapas de Fibras de Madeiras; Marcenaria de Móveis em Geral; Tratamento de Madeiras; Escovas e Pinceis de Junco; de Vime e de Vassouras; Cortinados e Estofados; Instalações Elétricas e Manutenção; de Gás; Hidráulicos; Sanitários; Redes e Instalação Telefônica.

Os trabalhadores da categoria devem vir até a Sede Social do Sindicato trazendo os seguintes documentos: a Carteira de Trabalho devidamente assinada, CPF, Identidade, 2 fotos (3 x 4), documentação dos dependentes, Identidade ou Certidão de Nascimento e 1 foto (3 x 4) para fazer o cadastramento, sem custo nenhum. Se o associado decidir fazer parte da Sede Campestre, vai fazer o pagamento apenas da Temporada vigente.